Sou tão bom que vou pro inferno: a incapacidade de dizer não

Posted by Marcos Henrique de Oliveira | Posted in | Posted on 3/15/2010


Vai e volta na conversa entre amigos, este tema cai na mesa e todos reclamam: Não consigo dizer "não" para meu chefe, amigo, namorada, etc. Como fiz parte deste grupo (que me parece, não é pequeno) durante muito tempo, resolvi fazer uma pesquisa a respeito. Vamos no básico:

NÃO - do Lat. non adv., partícula de negação; de modo nenhum; s. m., negativa; recusa; repulsa; interj., interrogativa equivalente a porventura. pelo sim, pelo -: em alternativa; por causa das dúvidas; levar um -: sofrer uma recusa; - mais!: basta!; a - (seguido de infinitivo): na hipótese de; loc. adv., - obstante: apesar de, apesar disso, contudo, sem embargo.

A jornalista Graziela Delalibera escreveu um ótimo artigo a respeito, destacando que "Satisfazer os outros para evitar conflitos é atitude que deve ser evitada. Reginaldo do Carmo complementa “A mensagem básica é: 

"Isto é o que eu penso, isto é o que eu sinto e
esta é a maneira como eu vejo esta situação’.”

Fácil, né? Só que não parece tão simples assim. Rodrigo Cardoso - Palestrante especializado em motivação e mudança comportamental - nos ensina a reparar primeiro no tipo de pessoa que somos e com quem falamos através da classificação de temperamentos e personalidades estabelecida primeiro por Hipócrates, há dois mil e quatrocentos anos e resumida por ele no seguinte:

Energéticos - são aqueles que dizem “não” de um modo muito mais fácil do que todos os outros, o próprio nome escolhido já diz muito a respeito de pessoas com essa característica. São pessoas rápidas na ação, líderes natos, para eles “tempo é dinheiro” por isso são absolutamente pragmáticos e objetivos, porém podem machucar as pessoas e nem perceberem isso. Caso precise dizer “não” para um energético, fique absolutamente à vontade, ele vai preferir que você seja direto e sincero a uma pessoa que fica postergando. Ele gosta de gente como ele.

Popular - é aquele tipo de pessoa que fala alto, gesticula muito, faz muitos amigos, abraça todo mundo. Ele reage de um modo mais difícil ao ouvir “não”, por isso a melhor forma de fazer isso é elogiando de maneira sincera o que ele tem de bom e deixar claro que o “não” é para o fato em si e que não é nada pessoal.

Perfeccionista - são aquelas pessoas, como o próprio nome diz, que precisam de tudo no seu devido lugar, gostam de planilhas e detalhe, portanto a melhor forma de dizer “não” para uma pessoa com esse perfil é mostrando através de uma seqüência lógica, talvez de uma planilha, o motivo da sua negativa, será muito mais fácil ele absorver o “não” sem que haja um desgaste no relacionamento.

Sereno - é uma pessoa que tem o estilo “devagar e sempre”, normalmente um funcionário fiel, um bom ouvinte, ele é um apaziguador. A melhor forma de ser assertivo com pessoas que tenham esse perfil é falar de maneira calma, num tom de voz mais ameno, mostrar em primeiro lugar que a pessoa é especial (se for verdade é claro), isso pode ajudar muito, e depois explicar o motivo do não.

Já a psicóloga clínica e organizacional Katia Horpaczky ensina o passo a passo para dizer "não" de boca cheia:
  1. Pergunte-se se o pedido é ou não razoável e se quer aceitá-lo ou recusá-lo. Se tiver dificuldade em decidir é porque, provavelmente, quer recusá-lo;
  2. Se achar que precisa de mais pormenores, peça-os;
  3. Se chegar à conclusão de que quer dizer não, diga não;
  4. Seja breve, dando uma explicação, mas não uma série de justificativas. Há muitas maneiras de dizer não, mas a única que permite fazê-lo sem perder o amor-próprio é ser direto. Muitas vezes, as pessoas acabam por arranjar desculpas - que com freqüência são mentiras - para evitar fazer uma coisa que preferem não fazer;
  5. Não se desculpe. Se começar por dizer \"lamento muito, mas...\" estará dando margem a que a outra pessoa possa tentar manipulá-lo, jogar com seus sentimentos de culpa.
Prá complementar, a Dr Kátia relembra que a baixa auto-estima, a necessidade de ser apreciado e a culpa são as principais razões que tornam tão difícil dizer "não".

Dá prá viajar no assunto, mas acredito que você já entendeu. Vou parar por aqui porque lembrei que preciso dizer um não para alguém. Um abraço.

fontes:

Comments posted (0)

Postar um comentário